O IVA nas touradas será reduzido para 6%. CDS, PSD e PCP aprovaram na terça-feira, 27 de Novembro, a medida, no âmbito de alterações do Orçamento de Estado para 2019, que tem sido discutido em Assembleia da República.
As bancadas de PSD e CDS alteraram as propostas iniciais e votaram juntamente com os comunistas a redução do IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado) para a taxa mínima. Também a entrada em espectáculos de canto, dança, música, teatro, circo e cinema ficam com a taxa a 6%.
A redução da taxa do IVA nas touradas ficou marcada por polémica, com a resposta da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. O Governo fez uma lista de espectáculos com imposto a 6%, mas não incluiu a Tauromaquia. A ministra justificou sendo uma questão de “civilização”. A proposta inicial do Governo, mantinha o IVA dos espectáculos tauromáquicos nos 13%.
O Bloco de Esquerda pretendia que a redução do IVA fosse aplicada a espectáculos fora de recintos fechados, mas não incluía a festa brava, no qual pretendia uma taxa a 23% para estes espectáculos. A medida foi rejeitada por todas as bancadas.
A proposta do PS indicava a taxa de 6% para espectáculos de tauromaquia, dança, canto, teatro e circo, mas em recintos fixos ou circos ambulantes. Todas as restantes bancadas rejeitaram a medida.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir…