Para atingir as metas do acordo de Paris, relativamente à redução de gases com efeito de estufa até 2050, é necessário terminar com vendas de novos veículos a gasóleo e gasolina nos próximos 15 anos.
Esta medida é o resultado de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), divulgado esta quinta-feira, 22 de Novembro, e noticiado pela SIC.
“Os veículos com motores a combustão que ainda estejam a circular nas estradas europeias em 2050 terão de ser banidos”, diz a Federação.
O estudo indica que a União Europeia pode facilmente alcançar emissões zero através de veículos eléctricos e a hidrogénio. A T&E salienta que as medidas que passam por reduzir a procura de veículos convencionais só reduzem as emissões de gases em 28%.
A organização refere que uma das soluções mais práticas pode ser o aumento de taxas rodoviárias e impostos sobre combustíveis, além da partilha de veículos e um maior uso de transportes públicos.
A T&E refere que na estratégia de descarbonização de longo prazo (2050), a União Europeia deve estabelecer a forma como vai reduzir as emissões dos transportes, na medida que este é o sector dos transportes com maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir…