Um senhor, de 89 anos de idade, morreu segunda-feira, 27 de Agosto, na habitação em que residia na Avenida da Piedade, em Elvas, após esperar por assistência médica especializada mais de 45 minutos.
O homem, que sofreu uma hemorragia seguida de queda entrou em paragem cardio-respiratória, tendo sido assistido, poucos minutos depois, por uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Elvas, que iniciou manobras de reanimação enquanto aguardava a chegada do Suporte Imediato de Vida (SIV), uma tripulação composta por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar que estão sediados no Hospital de Santa Luzia.
A primeira ajuda foi garantida por dois bombeiros elvenses, mas foi activada a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre, constituída por um médico e um enfermeiro, a qual está localizada a cerca de 60 quilómetros da emergência, o que atrasou o socorro ao senhor que viria a falecer no local. A equipa da SIV de Elvas, situada a dois quilómetros da habitação da vítima, não chegou a ser encaminhada para o local.
O senhor Pinheiro, após 45 minutos de manobras, não resistiu e morreu. Aos profissionais de saúde, vindos de Portalegre, restou atestar o óbito.
O próprio Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu esta situação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

’Conta-me’ encantou Elvas com história de sonhos e Raízes no auditório São Mateus

O espetáculo de música e teatro “Conta-me” subiu no sábado, dia 17 de janeiro, ao palco do…