O município de Alandroal revelou hoje ter obtido por parte do Ministério da Agricultura a confirmação de que estão em desenvolvimento os projectos de execução que permitirão o investimento de cerca de 7,5 de milhões de euros a fundo perdido, ou seja, com 100% de comparticipação, na renovação e alargamento do perímetro de rega do Lucefecit.
Serão investidos 2,7 milhões de euros na reabilitação, melhoria da eficiência de rega e energética do aproveitamento hidroagrícola do Lucefecit numa intervenção destinada a repor e melhorar as condições de funcionamento das infraestruturas de rega com uma extensão total de 6,2 quilómetros de tubagens, 9 quilómetros de canal e duas estações de bombagem. Esta intervenção terá como beneficiário a Associação de Beneficiários do Lucefecit.
O restante investimento, de 4,73 milhões de euros, viabilizará a criação de mais 1700 hectares de regadio com a construção do Circuito Hidráulico e Bloco de Rega de Lucefecit-Capelins. Prevê-se construir o Circuito Hidráulico Primário (CHP), captando na albufeira de Alqueva. O CHP será composto por uma estação elevatória, uma conduta elevatória com 500 metros de extensão e um reservatório. Prevê-se ainda construir a rede de rega, a qual terá cerca de 15 quilómetros de extensão e 20 hidrantes.
Este investimento terá a Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA) como promotor e faz parte do Plano Nacional de Regadio.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

’Conta-me’ encantou Elvas com história de sonhos e Raízes no auditório São Mateus

O espetáculo de música e teatro “Conta-me” subiu no sábado, dia 17 de janeiro, ao palco do…