A Comissão Municipal de Protecção Civil reuniu, esta quinta-feira, dia 9, na Câmara Municipal de Elvas com o objectivo de abordar assuntos inerentes ao desenvolvimento operacional de Protecção Civil Municipal.
Em cima da mesa esteve, entre outros, o incêndio urbano ocorrido na madrugada do passado dia 4, no Centro Histórico da cidade, dando-se conhecimento a esta Comissão da actuação dos serviços municipais para com a família elvense. O Município, no âmbito das competências próprias que lhe estão atribuídas por lei, encetou, desde o primeiro momento até ao dia de hoje, esforços e contactos junto de alguns parceiros sociais para garantir bens de primeira necessidade. A autarquia assegurou o realojamento temporário da família afectada numa habitação propriedade do município.
Tendo em conta o enquadramento legislativo, e mesmo tendo já o município uma habitação destinada a situações de emergência desta natureza, uma vez que a que estava disponível foi agora ocupada, aprovou esta Comissão sinalizar mais duas habitações sociais para este efeito.
Por parte da Câmara Municipal de Elvas esteve presente o vice-presidente da Autarquia, Cláudio Carapuça; o coordenador Municipal de Protecção Civil, Tiago Bugio; a responsável pelo Gabinete Técnico Florestal Municipal, Raquel Barrena; para além de representantes das juntas de freguesia, forças de segurança, segurança social, a autoridade de saúde local, entre outros.
Assim sendo, os elementos que constituem a Comissão, aprovaram a ata da Comissão de 5 de Junho deste ano, e procedeu-se a uma acção de sensibilização e formação dos agentes de protecção civil e entidades colaborantes no accionamento do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil (PMEPC).
Neste encontro de trabalho foi apresentada a rectificação do PMEPC, abordando os riscos e perigos existentes no concelho de Elvas, com especial preocupação para os acidentes rodoviários, ferroviários e de matérias perigosas, assim como os critérios de activação e as funções de todos os agentes de Protecção Civil e entidades colaborantes.
Após esta submeteu-se a votação a aprovação do parecer favorável para submissão deste plano a aprovação, tendo sido o mesmo aprovado por unanimidade.

Foi também abordado o Plano de Contingência para temperaturas extremas e adversas, no módulo de calor, tendo a autoridade local de saúde referido que iria proceder à actualização deste.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Cineteatro Florbela Espanca acolhe seminário de empreendedorismo “Marmosaico: Escola de Futuro”

O Cineteatro Florbela Espanca acolheu a 12 de Janeiro o seminário de empreendedorismo “Mar…