“Graça do Forte” é a exposição patente ao público no Forte da Graça, a partir deste sábado, 4 de Agosto, com trabalhos do elvense António Balsinhas. 
A mostra apresenta um conjunto de pinturas relacionadas com o Forte da Graça, na Redonda deste espaço, que o artista elvense, apresenta, inspirado nas diferentes “vistas e perspectivas” da obra maior da arquitectura militar, classificado desde 2012 como Património Mundial.
São pinturas recentes (2018) que o autor produziu numa visão periférica de um dos símbolos da cidade de Elvas.
António Balsinhas concebeu uma original solução pictórica que lhe permitiu a visualização do Forte de todos os pontos circundantes que elevam o olhar para o monte da Graça. A ideia surgiu quando viajava em torno do morro, captando sempre o epicentro: a fortaleza.
Abrangendo uma vasta área geográfica, o artista trouxe, em alguns casos, para primeiro plano postes e árvores à beira das estradas que transformou em transparências, permitindo a visão através destes elementos verticais.
As dez pinturas tornam-se também curiosas pelas flutuações luminosas, desde a aurora ao crepúsculo, que António Balsinhas imprimiu nas telas. Uma estratégia que alguns impressionistas utilizaram para reflectirem as variações da luz que incide no mesmo modelo.
A exposição vai estar patente neste monumento Património Mundial e pode ser visitada no horário de funcionamento do Forte da Graça.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Homem detido por violência doméstica fica em prisão preventiva

O Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, no dia 15 de ja…