O Terminal de Contentores de Sines – TXXI recebe, esta sexta-feira, 3 de Agosto, a escala do navio “Madrid Maersk”, com capacidade para 20.568 TEU (contentores de 20 pés), que integra o top-10 dos maiores porta-contentores do mundo.
Este navio está inserido no serviço SILK que liga o Extremo Oriente à Europa, sendo operado pela aliança 2M que integra os dois principais armadores mundiais, a MSC – Mediterranean Shipping Company e a Maersk.
Semanas depois do Porto de Sines ter recebido o “MSC Eloane”, até ao momento, o maior porta-contentores a atracar no Terminal XXI e em portos nacionais, o record será ultrapassado pelo gigante “Madrid Maersk”, o primeiro de vários navios da segunda geração da classe Triple-E a ser entregue pelos estaleiros da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) à Maersk.
A recepção dos maiores e mais modernos navios existentes no mercado atesta as características físicas e operacionais do Porto de Sines, e do Terminal XXI concessionado à PSA Sines, em estar presente nas principais rotas do shipping internacional.
Aquando do seu lançamento em 2017, o “Madrid Maersk” foi o segundo navio a ultrapassar a fasquia dos 20.000 TEU. Com capacidade para transportar 20.568 TEU, este navio apresenta 399 metros de comprimento, 58.6 metros de boca de sinal (largura) e 196 mil toneladas de deadweight.
O “Madrid Maersk” zarpou do porto de Tanjung Pelepas, na Malásia, em direcção a Sines, sendo este o primeiro porto europeu escalado nesta viagem. Após a operação, na qual está prevista a movimentação de mais de 4.000 TEU, seguirá para o norte da Europa, mais precisamente para o Porto de Bremerhaven, na Alemanha.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Associação de Beneficiários do Caia alerta agricultores para possíveis descargas da Barragem do Caia

A Associação de Beneficiários do Caia informou, através de um comunicado enviado a este se…