A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) está com meios aéreos a vigiar a região este fim-de-semana. Os distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Beja estão em alerta muito elevado de incêndio.
Em comunicado a ANPC explica que os aviões de avaliação e coordenação aérea realizam, este sábado e domingo (21 e 22 de Julho), voos de vigilância e monitorização no norte e sul do país devido ao risco de incêndio.
Segundo o Ministério da Administração Interna, os voos de vigilância e monitorização vão sobrevoar as regiões da Beira Alta, Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como a península de Setúbal, litoral e interior do Alentejo e Algarve.
Estes aviões estão dotados de capacidade de observação e recolha de imagens relativas às manchas florestais e às áreas adjacentes sobrevoadas.
Os aviões de avaliação, reconhecimento e coordenação fazem parte dos meios aéreos que compõem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais e estão a operar desde 1 de julho a partir dos centros de meios aéreos de Viseu e de Ponte de Sor.
 Na sexta-feira, a ANPC alertou para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.
A ANPC salienta que o tempo quente e o vento moderado são “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.
A Protecção Civil recorda que não é permitido, nomeadamente, fazer fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos, lançar foguetes, fumar ou fazer qualquer lume em espaços florestais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Biblioteca Municipal de Monforte celebra 31.º aniversário com atividade musical para crianças

A Biblioteca Municipal de Monforte assinala o seu 31.º aniversário amanhã, dia 14 de janei…