Nas aprendizagens essenciais para Português do ensino secundário, que irão substituir as metas curriculares, refere-se apenas que os alunos devem ler um romance de Eça de Queirós, à escolha do professor.
Os documentos da proposta das aprendizagens essenciais, que irão substituir as metas curriculares, estão em consulta pública até 27 de Julho na página da Direcção-Geral da Educação. A aplicação definitiva desta proposta chega em Setembro de 2018, um ano depois de ser integrada, através de um projecto-piloto, em 230 escolas, entre as quais o Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas.
Muitas são as mudanças que chegarão com a flexibilidade curricular, uma das quais é o facto das obras de Eça de Queirós, “Os Maias” e “A Ilustre Casa de Ramires”, deixarem de ser de leitura obrigatória no ensino secundário (proposta contida nas chamadas aprendizagens essenciais para a disciplina de Português do 10.º, 11.º e 12.º ano).
As aprendizagens essenciais foram elaboradas pelas associações de professores e procuram diminuir o impacto da extensão dos programas curriculares em vigor, identificando o conjunto essencial de conteúdos, capacidades e atitudes.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Biblioteca Municipal de Monforte celebra 31.º aniversário com atividade musical para crianças

A Biblioteca Municipal de Monforte assinala o seu 31.º aniversário amanhã, dia 14 de janei…