Sob o nome “EUROACELERA, Campus Entrepreneur “, este projeto de cooperação transfronteiriça com um orçamento total de 2.171.218,33 euros, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do INTERREG V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, é liderado pela Extremadura Avante e tem a participação de 14 parceiros das regiões da Extremadura, Alentejo e Centro de Portugal, que compõem a EUROACE.
Primeiro Programa Transfronteiriço de Aceleração
O Euroacelera contempla várias atividades no seu desenvolvimento, como é o caso do Primeiro Programa Transfronteiriço de Aceleração cujo período de inscrição termina em 31 de maio e pode ser feita no site oficial http://euroacelera.com/es/programa-transfronterizo-de-aceleracion.
Este Primeiro Programa Transfronteiriço de Aceleração oferece todos os recursos necessários para o desenvolvimento de projetos baseados no conhecimento, promovendo a criação de empresas na Extremadura e Portugal.
Da Extremadura Avante dizem-nos que a chamada é destinada a empresários com uma ideia ou projeto de negócio em fase de desenvolvimento, ou que tenha uma empresa já estabelecida e queira desenvolver uma nova linha de negócios, com o objetivo de participar num programa completo de aceleração, com cinco meses de duração.
Durante este período os projetos participantes vão receber: Treino Especializado, Tutoria, Mentoring através de uma Rede de Mentoring e Mentoring, bem como acesso ao financiamento.
Sobre a Euroacelera
No que diz respeito ao projecto Euroacelera, que inclui este primeiro Programa Transfronteiriço de Aceleração, deve notar-se que as entidades participantes são a Extremadura Avante, líder da iniciativa, juntamente com a Direção Geral de Formação Profissional e Universidade y Direção Geral da Empresa e Competitividade da Junta da Extremadura, o Instituto da Juventude e do Instituto de Mulheres da Extremadura, Fundecyt-PCTEX, Associação de Jovens Empresários e Empresários da Extremadura (AJE), empresas privadas: Inversiones Sunhunter e Conector IDE, o Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade de Évora, Instituto Pedro Nunes, Instituto Politécnico de Leiria e a Associação Nacional de Jovens Empresários de Portugal (ANJE).
Objetivos do programa
Entre os objetivos da Euroacelera, o principal é promover o espírito empreendedor e a aceleração de projectos empresariais, com apoio prioritário ao sector da população entre os 18 e os 35 anos, estudantes e graduados da Universidade e de graus de ensino superior, bem como jovens da comunidade de investigação; dando especial atenção à diferença de género, ruralidade e dispersão territorial.
 Todos os actores envolvidos concordam em trabalhar em conjunto para converter a EUROACE num pólo de desenvolvimento, atração e retenção de jovens talentos através da criação de um ecossistema Empreendedor transfronteiriço.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Casa do Benfica de Campo Maior reage a declarações de Rui Costa: “Estamos abertos e ativos”

A Casa do Benfica de Campo Maior reagiu publicamente às declarações do presidente do Sport…