O Município de Reguengos de Monsaraz foi eleito para o cargo de secretário da direcção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas na Assembleia-Geral realizada no dia 17 de Abril, em Mafra.
A presidência para os próximos dois anos é da autarquia de Mafra, tendo sido igualmente eleitos os municípios das Caldas da Rainha (Vice-presidente) Barcelos (Tesoureiro) e Tondela (Vogal). A mesa da Assembleia-Geral é constituída pelas autarquias de Aveiro (Presidente), Redondo (Vice-presidente) e Vila Nova de Poiares (Secretário).
Para o Conselho Fiscal foram eleitos os municípios de Viana do Alentejo (Presidente), Alcobaça (Vice-presidente) e Ílhavo (Vogal), e o Conselho Consultivo é formado pelas autarquias de Batalha, Montemor-o-Novo e Viana do Castelo. Foi igualmente indigitado para diretor Executivo da associação o especialista José Luiz de Almeida Silva, que esteve ligado à anterior iniciativa em Portugal das rotas de cerâmica e que foi escolhido no ano passado para Embaixador Cultural da Cerâmica da Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genebra (Suíça) e que é uma estrutura associada da UNESCO.
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas é constituída pelos municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, concelhos que têm os principais centros cerâmicos do país e que totalizam mais de 600 mil habitantes.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a associação será um factor impulsionador da salvaguarda e da promoção da arte oleira em Portugal e no estrangeiro”.
O autarca diz ainda que “a integração de Reguengos de Monsaraz nesta estrutura é fundamental para a divulgação do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em actividade, e que representa uma arte que existe desde a pré-história no concelho, como atestam as peças encontradas em antas da região, e que se tem prolongado por todos os séculos como está descrito no foral Afonsino de Monsaraz em 1276 e no foral Manuelino em 1512”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo reforça parcerias no Distrito de Portalegre

O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, esteve ontem, da 15 de…