Caro leitor, falo-lhe hoje de uma das mais importantes descobertas na ciência e na medicina. Uma tecnologia acabadinha de chegar a farmácias e centros hospitalares que combina princípios relativamente simples da física com biologia celular, molecular, bioquímica, imunologia, parasitologia, microbiologia e outras tantas “logias” e que tem o poder de salvar vidas, desde crianças a idosos, pessoas saudáveis ou doentes crónicos.
Ela é capaz de atuar na mais mundana das doenças mas também na mais perigosa das epidemias. E fique o leitor a saber que o Estado Português oferece tratamentos gratuitos para algumas das doenças tratáveis ou preveníeis com recurso a esta tecnologia, entre elas a Tuberculose, a Hepatite B, o Tétano, a Tosse Convulsa, a Difteria e o Sarampo.
Esta tecnologia não é apenas uma espada afiada contra os seres microscópicos que nos põem doentes, é também um escudo que previne estas doenças. Um escudo largo o suficiente para abranger não só a pessoa sujeita a este tratamento inovador mas também aqueles que a rodeiam e com ela convivem.
Estou certo de que o leitor concorda comigo que o inventor desta maravilhosa tecnologia deverá, impreterivelmente, receber o Prémio Nobel da Medicina. Infelizmente e com a mais profunda angústia de lhe causar um desgosto, lamento informá-lo de que será impossível pois o Prémio Nobel não pode ser atribuído após a morte do seu destinatário e o criador de tal façanha, Edward Jenner, está morto e enterrado há quase 200 anos, muito antes do Prémio Nobel sequer existir.
Edward Jenner era um médico britânico que desenvolveu a primeira vacina (a tecnologia milagrosa de que vos falo) no final do século XVIII. Esta vacina tinha como objetivo a cura da varíola, e após vários ensaios e testes (alguns nos filhos dos criados) o médico conseguiu desenvolver uma arma que contra-atacava uma doença até então mortal. Em 1980 a varíola foi dada como erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Muitas outras vacinas foram então desenvolvidas e mais doenças foram erradicadas ou completamente mitigadas, visto que a cura estava à distância de uma “pica” e mesmo que todos os anos apareça um novo vírus diferente (caso da gripe) todos os anos aparece uma nova vacina para o combater.
A forma irónica e até bonacheirona com que abordo esta questão deve-se ao facto de hoje em dia, com o atual conhecimento e desenvolvimento da medicina, já não ser possível (ainda que haja quem o faça) trata-la como uma mera opinião, na qual que cada um pode ter e defender freneticamente num campo de batalha. A ciência não trabalha com opiniões, trabalha com factos e não é por eu não acreditar nesses factos que eles vão deixar de existir. Dando um exemplo absurdo que já usei algumas vezes, não é por eu não acreditar no Sol e fingir que ele não existe que vou ter razão. O Sol existe, é um facto que todos podemos confirmar. Da mesma maneira que as vacinas funcionam e isso pode ser confirmado experimentalmente! E foi, inúmeras vezes.
Ainda é cedo para retirar conclusões sobre a causa da “epidemia” de sarampo que está a assustar Portugal, contudo apesar de uma pessoa ser vacinada e poder mesmo assim contrair a doença nunca será tão grave como se não estivesse vacinada.
Em suma, não tenho o direito nem a moral para vos mandar irem-se vacinar, porém todos devemos tem em consideração que a não-vacinação de um pode por em risco a saúde do coletivo.
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
2025 despede-se com frio polar, geada e meia-noite sem chuva
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se nublado no Algarve. Neblina ou nevoeiro em esp… -
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u…
Carregar mais artigos relacionados
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
2025 despede-se com frio polar, geada e meia-noite sem chuva
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se nublado no Algarve. Neblina ou nevoeiro em esp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Estamos há muito numa greve grave – a do coração
Os dias têm acordado cinzentos, as ruas estão silenciosas, e as noites chegam introspectiv… -
Are we all good or wicked?
Nas últimas semanas, as salas de cinemas têm-se enchido com todos aqueles que ficaram apri… -
Um Estado de Arte de Elvas
Passado o rescaldo destas eleições autárquicas, resta-nos apenas assumir os resultados e r…
Carregar mais artigos em Opinião
Veja também
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…