O vencedor do concurso europeu da árvore do ano de 2018 foi revelado ontem, em Bruxelas, na presença de 200 participantes. O Sobreiro Assobiador de Águas de Moura (Setúbal), Portugal, ganhou com 26.606 votos, seguido pelos Ulmeiros ancestrais de Cabeza Buey (22.332 votos) e pelo “Ancião das Florestas de Belgorod” (21.884 votos).
O Assobiador deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos. Plantado em 1783, este sobreiro já foi descortiçado mais de vinte vezes. Com 234 anos, o Assobiador está classificado como “Árvore de Interesse Público” desde 1988.
Este sobreiro representa uma enorme contribuição para a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, a luta contra as alterações climáticas, além da contribuição para a economia portuguesa”, afirmou Nuno Calado, secretário-geral da União da Floresta Mediterrânica. Referiu ainda que “o futuro dos sobreiros e dos Montados depende dos produtores agroflorestais, da escolha do consumidor por vinhos com rolhas de cortiça e de políticas públicas que possam promover elevados níveis de biodiversidade e actividades económicas sustentáveis”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

AD IALBAX em destaque num fim de semana desportivo de grande intensidade

A Associação Desportiva IALBAX viveu mais um fim de semana marcado por forte atividade com…