A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) fez um estudo sobre as dependências no uso da Internet, associadas a sintomatologias psicopatológicas.
A investigação, que teve como amostra 418 indivíduos de todo o país, realçou a adição à internet e o seu uso excessivo e desregrado como “factor precipitante para o desenvolvimento de sintomatologia patológica” ao nível da depressão, ansiedade, hostilidade e sensibilidade inter-pessoal.
Acerca da personalidade demonstrou-se também que “o neuroticismo elevado, caracterizado pela instabilidade emocional, e a baixa conscienciosidade, caracterizada pela falta de organização, disciplina e regras, evidenciam-se como fortes predictores da adição à Internet”.
Segundo o estudo da Universidade transmontana, os videojogos e as redes sociais têm forte relação com a problemática, também a idade constitui um factor importante, já que “o comportamento abusivo, qualquer que seja, e sobretudo na adolescência, que é um lugar de todos os perigos porque a identidade está ainda em busca de um caminho, deve ser considerado um sinal, um sintoma de que algo não está a correr bem”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Centro Artístico Elvense celebra 148 anos de atividade

O Centro Artístico Elvense (CAE), a mais antiga coletividade do concelho de Elvas em ativi…