Muitas são as atrações turísticas que a Extremadura apresenta para o turismo nacional e internacional. A sua boa gastronomia e o excelente e ao mesmo tempo cuidado património cultural, histórico e cultural há anos que é uma referência como destino do interior Espanhol. Por essa razão, a região participa este ano – “Ano Europeu do Património Cultural” – na 38ª edição da Feira Internacional de Turismo como um destino que respeita o meio ambiente, património e cultura local, de carácter autêntico, natural, amigável e aberto e que aposta decisivamente no turismo “slow”, em oposição ao turismo de massas. Em suma, a Extremadura é apresentada em Madrid como uma comunidade comprometida com o turismo sustentável.
Uma região para descansar, observar e parar no tempo. O próprio stand projetado pela Junta de Extremadura, através de imagens evocativas e propostas variadas, levará o visitante a abordá-lo para uma caminhada autêntica através de paisagens, céus estrelados e cidades monumentais. Tudo sob o comum denominador da tranquilidade e sorriso permanente entre os visitantes, porque a “Extremadura dá-lhe tempo”.
ATRAÇÕES PARA DESCOBRIR NA EXTREMADURA
Durante os dias da principal feira de turismo no país haverá muitas actividades que os participantes podem desfrutar no stand da região. Uma maneira simples, divertida, e “saborosa” de descobrir a Extremadura e os seus encantos.
Galeria de sorrisos
Uma exposição de espelhos com frases inspiradoras convidará os visitantes a fotografar-se neles e a compartilhar as suas fotos nas redes sociais. Tudo sob a hashtag #SonrieenExtremadura. Uma actividade que visa obter uma colecção de sorrisos de visitantes à região para disseminação subsequente nas redes.
NOVOS PROJETOS
A Junta de Extremadura apresentará em toda a feira um dos novos produtos em que tem trabalhado nos últimos tempos, o turismo espiritual. A região tem muito a dizer nesta área, que vai para além do turismo religioso.
Cavernas, antas e outros templos, como o de Cancho Roano, falam da espiritualidade dos primeiros Extremenhos. Mérida, devido ao mártir Santa Eulália, e Guadalupe são lugares de peregrinação há séculos, sem esquecer as ermidas, catedrais, basílicas e mosteiros espalhados por toda a região. O legado de judeus e muçulmanos, a influência do Caminho de Santiago e as novas espiritualidades, ligadas a áreas naturais como Monfragüe, Los Barruecos, Serra de Gata ou La Vera, também são dignas de nota. Em tudo isso se baseia a nova rota da Extremadura espiritual.
Além disso, na sua estratégia de promoção do turismo astronómico, a Extremadura apresentará o seu projecto ‘Miradores celestes’ em FITUR, uma rede de painéis nocturnos que permitem a interpretação da paisagem das estrelas e a observação astronómica. Esses dispositivos, que serão estrategicamente distribuídos em toda a região, são feitos de pedra artificial para suportar condições climáticas extremas e possuem um sistema de energia autónomo, baseado num painel solar.
Um projecto que será tangível no stand Extremenho. A instalação de miradores permitirá interpretar os céus da região, conhecendo as diferentes constelações e sabendo qual é a melhor maneira de observar o céu. Esta actividade promove o astroturismo na Extremadura, um dos melhores lugares do sul da Europa para ver as estrelas.
Um variado programa de actividades que representa a oferta turística da região e em que o coletivo LGBT volta mais uma vez a ter um lugar. A Extremadura participa pelo oitavo ano consecutivo na FITUR Gay, uma área de exposição diferenciada e independente, localizada no Salão 3, que fornecerá informações sobre este segmento turístico e as suas particularidades. A Extremadura avança para novos horizontes no mercado turístico, mas sempre sob o compromisso da sustentabilidade. Este será precisamente o fio condutor da presença da Extremadura na Feira Internacional de Turismo de 2018. Todas as apresentações e actividades da comunidade na FITUR podem ser seguidas em www.extremaduraenfitur.com.

Fondo Europeo de Desarrollo Regional Una manera de hacer Europa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Centro Artístico Elvense celebra 148 anos de atividade

O Centro Artístico Elvense (CAE), a mais antiga coletividade do concelho de Elvas em ativi…