No passado dia 23 de Outubro, decorreu em Évora, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida, o Evento Anual 2017 do Fundo JESSICA Portugal.
Nesta sessão, o Presidente do Comité de Investimento do Fundo JESSICA e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Pereira Grilo, e o Secretário-Geral do Fundo JESSICA, Nuno Vitorino, fizeram o balanço da aplicação integral da primeira fase dos recursos e projectados os objectivos até 2021.
A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, anunciou as oportunidades e instrumentos de financiamento disponíveis para apoiar os promotores e as cidades nos próximos anos, no âmbito da regeneração e revitalização urbana.
Seis promotores de projetos apoiados pelo Fundo JESSICA apresentaram os seus projectos e os resultados e transmitiram os seus testemunhos; foi ainda apresentado o Livro sobre os projetos financiados entre 2012 e 2016.
A Iniciativa JESSICA, desenvolvida pela Comissão Europeia em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI), tem comprovado a aceitação pelos investidores de um novo mecanismo de engenharia financeira que desafia entidades financeiras, enquanto gestoras de Fundos de Desenvolvimento Urbano, a agir como veículos de financiamento reembolsável de investimentos em reabilitação urbana.
O Fundo JESSICA gere 132,5 Milhões de euros de recursos Comunitários e Nacionais, alavancados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano para um montante total de financiamento disponível de mais de 300 milhões de euros.
Sob o lema de “O crescimento começa nas Cidades”, o Fundo JESSICA já financiou cerca de 300 milhões de euros, em mais de 70 cidades Portuguesas, num total de mais de 190 projectos, alavancando um total de cerca de 690 milhões de euros em investimentos em desenvolvimento urbano, desde equipamentos sociais e de educação de grande dimensão até pequenos hostels de jovens empreendedores. Trata-se de projectos económica e financeiramente sustentáveis, enquadrados nas estratégias de desenvolvimento localmente desenhadas, em que são criados empregos de base local. O número estimado de empregos permanentes a criar com os projectos financiados ultrapassa já os 3.000.
As disponibilidades financeiras actuais ascendem a 20 milhões de euros para apoio a novos projetos.
O ano de 2017 marca o período onde a fase de reaplicação de fundos é consolidada, em que novos investimentos são financiados com as verbas reembolsadas pelos projectos inicialmente apoiados. Com a progressiva aceleração dos reembolsos existirão recursos adicionais para financiamento de projectos de reabilitação urbana.
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
Cão abandonado junto à Clínica Veterinária de Santo Onofre em Elvas
Um cão que aparenta ter traços da raça de Pitbull foi encontrado pelo moradores do Bairro … -
Câmara de Vila Viçosa quer investir 6ME na construção de variante rodoviária
A construção de uma variante rodoviária, num investimento de seis milhões de euros, é um d…
Carregar mais artigos relacionados
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia … -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou… -
ULS Alto Alentejo compra antigo colégio num projecto de 40ME para Campus da Saúde
O hospital de Portalegre vai ser ampliado graças à aquisição de um antigo colégio, num pro…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…