A agenda da Semana transfronteiriça da Euroace que decorre na Extremadura começou dia 23 de Outubro em Cáceres com o Foro de Cooperação Internacional e de Cooperação Transfronteiriça na Ibero-américa, onde se analisaram as desigualdades nestes países “estratégicos” para a Extremadura, e as novas formas de cooperação internacional que se podem adaptar neste continente.
 
A Diretora geral da Ação Exterior, Rosa Balas e o Diretor geral da Agência Extremenha de Cooperação Internacional (AEXCID), Ángel Calle, participaram na inauguração deste foro que reuniu peritos europeus e do Equador, Colômbia e Mali.
 
Estas jornadas são parte de um projeto financiado pela Aexcid e organizado pela Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE). Nelas explicaram-se casos práticos desenvolvidos pela Aexcid e ARFE em Israel, Palestina, México, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Brasil, Colômbia, Equador e Cuba.
 
Esta iniciativa pretende através da cooperação internacional e transfronteiriça melhorar a “eficácia” e o impacto” da ajuda recebida por estes países diferentes, alguns deles países “prioritários” e preferenciais” da Agência Extremenha de Cooperação Internacional para o desenvolvimento.
Neste sentido, o Diretor da Agência Extremenha de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aexcid), Ángel Calle, explicou que “em tempos complexos como os que se vivem agora” para os locais fronteiriços na Europa, a Aexcid vai “redobrar esforços” para trabalhar com “melhores ferramentas” nas fronteiras dos países aderentes para “reduzir as situações de desigualdade”, um esforço que foi definido como o “motor” da solidariedade.
Por sua parte, a Diretora Geral da ação Exterior, Rosa Balas, destacou deste projeto a capacidade de ambas as entidades para executarem ações em termos de cooperação transfronteiriça e iberoamericana da Extremadura. E sublinhou os “benefícios mutúos” que esta aposta gera para a cooperação baseada na confiança entre territórios “que nunca tinham trabalhado juntos”.
No Foro também intervieram, entre outros, o Secretário Geral da Associação de Regiões Fronteiriças Europeias, Martín Guillermo, o Secretário Geral da Comunidade Andina, Walker San Miguel, o especialista em cooperação e antigo responsável do programa de Fronteiras da UniãoAfricana, Embaixador D.M. Diarra
Posteriormente, o Diretor da Aexcid e a Diretora da Ação Exterior mantiveram uma reunião com o Diretor do Programa Eurosocial, Juan Manuel Santomé, e com a responsável do Desenvolvimento Regional Eurosocial +, Bárbara Gómez.
 
 
O objetivo deste encontro, dizia o comunicado, foi de avançar com a colaboração da Junta da Extremadura na qualidade de Entidade Aliada com o programa Eurosocial + da Comissão Europeia pela cooperação entre a Europa e América Latina no período 2016-2021.
Finalmente concluida, pretende-se contribuir para uma melhor coesão social entre os países latino-americanos e para o “fortalecimento” institucional mediante o apoio a processos de desenho, reforma e implementação de políticas públicas.
A Semana de Cooperação Transfronteiriça, que decorre até ao próximo dia 27 de Outubro, continua amanhã com o “Encontro de Escola transfronteiriça 2017” na Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura, um projeto da Associação Regional de Fronteiras Europeias (ARFE), e a Universidade holandesa de Radboud, Escola de cooperação transfronteiriça, para intercâmbio da experiência académica nesta matéria.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Professores pedem proibição da IA em universidades e politécnicos portugueses

Dezenas de professores de instituições de ensino superior de todo do país assinaram um man…