O fogo em Nisa, no distrito de Portalegre, com origem no que lavra em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, chegou a estar dominado em cerca de 90%, mas agravou-se ontem.
Os fogos de Amieira do Tejo e de Portas de Rodão mobilizam mais de 400 operacionais e, pelas 9h30 de hoje, ainda eram dados como fora de controlo.
As autoridades de Nisa activaram de madrugada o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil para apoiar a população de “forma mais eficiente”, perante um incêndio que é “uma incógnita”, disse a presidente da autarquia, Idalina Trindade.
Os habitantes de Albarrol, Falagueira e Vila Flor foram evacuados na noite desta quarta-feira e foram encaminhados para o Pavilhão Municipal de Nisa, onde já se encontram cerca de 50 pessoas. Em Amieira do Tejo, o lar decidiu retirar o seus utentes de forma a prevenir problemas respiratórias. Várias estradas foram cortadas devido ao fogo.
O regresso dos meios aéreos na manhã de hoje retoma a esperança de controlar o incêndio, ainda que, de acordo com a autarca de Nisa, seja “uma incógnita”.
Todos os incêncidos que lavravam há vários dias no distrito de Castelo Branco foram dados como controlados na manhã desta quinta-feira.
No combate ao fogo estão centenas de bombeiros de Portugal, forças oriundas de Espanha e chega hoje um meio aéreo de Marrocos.
Os incêndios florestais já consumiram, este ano, 75.264 hectares de florestas, a maior área ardida da última década em Portugal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Árbitro portalegrense António Costa revalida certificação World Athletics Referee Gold

A Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) felicitou, através de um comuni…