Com o objectivo de minimizar as limitações financeiras que a Fundação Cidade de Ammaia atravessa, surgiu a ideia de articular diferentes valências de alunos e professores, de distintos cursos do Instituto Politécnico de Portalegre, com o intuito de encontrar soluções que garantam a sustentabilidade da Fundação.
“Administração de Publicidade e Marketing”, “Design de Comunicação” e “Jornalismo e Comunicação – vertente de Comunicação Organizacional” são os cursos que integram este desafio, juntamente com um grupo de três professores especialistas nas áreas de “Comunicação Digital”, “Marketing e Publicidade” e “Design de Comunicação”.
No âmbito das unidades curriculares de “Oficina de Relações Públicas”, “Organização e Comunicação Online”, “Marketing Relacional” e “Projeto I”, os alunos de 3º ano desenvolveram um plano de acções com o objectivo de relançar a marca “AMMAIA” nos mercados turísticos nacional e internacional. Através dessas acções, pretende-se atrair um maior número de visitantes e angariar novos financiamentos e parcerias, ao mesmo tempo que se aposta na potencialização do espaço da Fundação Cidade de Ammaia para a concretização de eventos futuros.
No início do 1º semestre (2016/2017) foi feita, numa primeira fase, uma visita de estudo ao Museu, às Ruínas e ao Laboratório de Conservação e Restauro da Fundação, com o objectivo de recolherem informações úteis para os trabalhos agora apresentados. Foram ainda realizadas duas reuniões paralelas: uma entre professores e o Presidente da Fundação e outra entre os alunos e os investigadores que colaboram com a Fundação.
Os trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula até final do 1º semestre, e ainda com pormenores corrigidos até às vésperas do passado dia 6 de Abril, data em que decorreu a apresentação formal dos vários trabalhos dos alunos finalistas. A apresentação teve lugar nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.
O momento contou com a presença do Fundador da Cidade de Ammaia, entre outros colaboradores da Fundação, com o vice-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, sub-diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPP, alunos e professores dos cursos envolvidos. O vice-presidente do IPP congratulou-se com a iniciativa, referindo que “isto é Ensino Superior Politécnico, a criação de dinâmicas, com as entidades e organismos envolventes, que se podem operacionalizar e trazer benefício para as partes envolvidas”. O presidente da Fundação fez um agradecimento reconhecido e emotivo, pelo valor e potencialidade dos trabalhos apresentados, referindo que “em 20 anos de existência da Fundação, é a primeira vez que recebo em simultâneo, tantos contributos, tão válidos, para “dar vida” à Ammaia.
Esta iniciativa decorreu no âmbito de um projecto de parceria entre a Fundação Cidade de AMMAIA e o Instituto Politécnico de Portalegre, parceria que está a ser aprofundada e que será alvo de um protocolo a estabelecer brevemente.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Biblioteca Municipal de Monforte celebra 31.º aniversário com atividade musical para crianças

A Biblioteca Municipal de Monforte assinala o seu 31.º aniversário amanhã, dia 14 de janei…