As localidades fronteiriças de Elvas, Campo Maior e Badajoz viram aprovado, por Bruxelas, o projecto “Eurobec”, o qual visa desenvolver a Eurocidade.
São 968 mil euros de investimento, dos quais 726 mil euros vão ser comparticipados por fundos europeus. Apesar de rejeitado o projecto “Guardiões da Raia”, o “Eurobec” conheceu sorte diferente e foi aprovado na primeira convocatória do Programa Cooperação Transfronteiriça (POCTEP 2014-2020).
Na prática, o Ayuntamiento de Badajoz vai investir 723 mil euros e recebe 542 mil euros de apoios europeus. A Câmara Municipal de Elvas avança com 134 mil euros e de Bruxelas chegam 100 mil euros. Já o Município de Campo Maior investe 111 mil euros e conta com um apoio europeu de 75 por cento, ou seja, 83 mil euros.
O projecto “Eurobec” vem atribuir um “marco institucional da Eurocidade”, sublinha Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, explicando em seguida que cabe ao município espanhol “formar um grupo técnico dedicado a criar as estruturas de governança a vários níveis da Eurocidade, assim como elaborar um plano estratégico para assegurar a colaboração entre as três localidades.
Somam-se ainda 307 mil euros, os quais se destinam à Agencia Extremeña de la Energía com o objectivo de desenvolver acções de eficiência energética e de mobilidade entre Elvas e Badajoz.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Biblioteca Municipal de Monforte celebra 31.º aniversário com atividade musical para crianças

A Biblioteca Municipal de Monforte assinala o seu 31.º aniversário amanhã, dia 14 de janei…