A Fundação Renal Portuguesa (FRP) realizou quinta-feira, dia 9 de Março, mais de 160 rastreios durante as comemorações do Dia Mundial do Rim e promoveu acções de sensibilização junto da população de Portalegre, em três locais distintos da cidade.
O diagnóstico realizado serviu para sinalizar possíveis casos de risco relativos à Doença Renal e consciencializar as pessoas para esta problemática, com dicas e conselhos úteis de hábitos de vida saudáveis.
Ao longo do dia, que este ano tinha a temática “A Doença Renal e a Obesidade”, os técnicos da FRP, acompanhados por estudantes da Escola Superior de Saúde de Portalegre (ESSP) realizaram 167 rastreios. Neste processo, foram medidos parâmetros como o peso, a altura, o índice de massa corporal, a tensão arterial, a glicémia e o perímetro abdominal. Além disso, as pessoas que realizaram os rastreios prestaram informações para que fosse possível avaliar se estão em risco de sofrer de Doença Renal ou não.
Trinta por cento das pessoas apresentaram, pelo menos, três factores de risco da Doença Renal. Alguns casos foram, inclusivamente, encaminhados para os médicos de família no sentido de terem um acompanhamento mais próximo. Além dos rastreios, a FRP aproveitou a ocasião para realizar acções de sensibilização e prevenção. Foi disponibilizada informação relacionada com hábitos de vida saudáveis, como o cuidado com a alimentação e a prática de exercício físico.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Grupo de Cantares aos Santos Reses de Barbacena atuou no Mercado Municipal da Casa das Barcas em Elvas

O Grupo de Cantares aos Santos Reses de Barbacena atuou na manhã deste sábado, 3 de Janeir…