A quarta edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) realiza-se entre os dias 10 e 25 de Março, em oito concelhos da região, com a presença de 15 companhias teatrais portuguesas e estrangeiras, entre as quais “Um Coletivo”, de Elvas.
O festival, organizado pela Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, de Beja, alarga o público aos concelhos de Campo Maior, Aljustrel e Serpa, mantendo-se em Elvas, Portalegre, Beja, Grândola e Santiago do Cacém.
A vila de Campo Maior recebe três espectáculos, nomeadamente “Os Três Erres” (dia 15), “El Último Café” (dia 18) e “A Mordaça” (dia 25). A cidade de Elvas acolhe três peças de teatro, sendo a primeira “Um Clássico” (dia 10), “Eu, Lélia!” (dia 11) e “Rosa dos Ventos” (dia 12).  
O director artístico da iniciativa, António Revez, revela que o FITA é já uma “marca distintiva”, cujo objectivo é “oferecer uma programação de teatro de elevada qualidade e descentralizada” pelo Alentejo.
Para a quarta edição do FITA, a organização recebeu 150 candidaturas, “mais do dobro” do que tinha recebido para a edição anterior, disse António Revez, frisando que “a adesão de companhias portuguesas e estrangeiras surpreendeu” e é “um indicador de que o festival já é um evento de referência e está a afirmar-se nos panoramas nacional e internacional”.
Culturproject, Paulo Lage e Companhia JGM (Lisboa), Um Coletivo (Elvas), Teatro Experimental do Porto, ASTA (Covilhã), AL Teatro (Silves) e Varazim Teatro (Póvoa de Varzim) são as companhias de teatro portuguesas que vão apresentar espectáculos no FITA deste ano.
As companhias estrangeiras são o Grupo Las Damas (Argentina), Companhia Teatro da Cidade (Brasil), Teatro D’ Dos (Cuba), Teatro de la Vuelta (Equador), Proyecto43-2 (Espanha), Teatro Tierra (Colômbia) e Klemente Tsamba (Moçambique).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Programa dos 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas começa hoje e prolonga-se até 31 de Janeiro

Já foi divulgado o programa comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, o feito histórico…