As comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas têm hoje, 14 de Janeiro, o seu ponto alto com as cerimónias militares e militarizadas, uma iniciativa que mobiliza a população para as ruas.
O programa deste dia iniciou-se pelas 9:30h com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorreu a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10:30h, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.
As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, decorreram ao final da manhã, com a participação de várias forças de segurança e militares, apeados e a cavalo, bem como viaturas. Seguiu-se o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.
À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, a partir das 18 horas, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas 21:30h.
Conteúdos exclusivos na edição impressa