O Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Sul iniciou-se no passado fim-de-semana. A primeira jornada teve lugar no sábado, com “mais” uma deslocação do Rugby Clube de Elvas (RCE) a Borba.
Tarde bastante chuvosa e com vento, que muito dificultou o jogo à mão das linhas atrasadas elvenses. Foi uma partida bastante equilibrada, de muita luta e entrega de parte a parte, que beneficiou o maior poder físico do CR Borba.
Mesmo assim, foi a equipa elvense a adiantar-se no marcador, através de um ensaio do abertura, que pressionou um pontapé para as costas da defesa do Borba. Mas o jogo mantinha-se numa toada de muita luta e pouco discernimento. Ainda na primeira parte, o Borba empatou a cinco.
Na segunda metade as condições climatéricas agravaram-se e a jovem equipa elvense raramente conseguiu impor o seu jogo. No entanto, e acusando algum desgaste da formação da casa, os últimos 15 minutos foram de domínio elvense. Nesta fase, o RCE conseguiu rápidas jogadas das linhas atrasadas, onde o número 9 logrou finalizar duas delas, colocando o resultado em 5-17.
Com oito minutos para jogar, o vencedor estava encontrado e até foi a equipa elvense a terminar a partida nos 22 metros adversários, sendo que, por diversas vezes, esteve à beira de conseguir o ponto bónus ofensivo (quatro ensaios), mas que não merecia.
Foi um encontro que deve servir para a equipa crescer e perceber que, com condições adversas, nem sempre o jogo à mão é o mais eficaz.
Com estas condições climatéricas pedia- -se mais jogo ao pé, nas costas das linhas atrasadas adversárias, não só para provocar maior desgaste na equipa oponente, como também para ganhar terreno, a fim de poder jogar mais vezes no campo contrário.
Também no sábado, os sub-16 deslocaram–se a Cascais para mais uma jornada do Campeonato Nacional, onde registaram uma pesada derrota diante do St. Julians.
Trata-se de uma equipa com jogadores muito inexperientes, em que muitos deles começaram a jogar esta modalidade no início desta época e em que o mais importante é irem jogando e assim crescerem enquanto equipa.