As equipas de basquetebol de sub-14 e sub-18 de “O Elvas” não foram além de duas derrotas em casa no último fim-de-semana diante as formações do Salesianos, de Évora, e do Atlético SC, de Reguengos de Monsaraz.
sábado, 19/11/2016
Campeonato Regional de Sub-14 Masculinos | 7ª jornada
“O Elvas” CAD – 28
Salesianos – 103
Resultado esperado
Já se sabia que para “O Elvas” este jogo frente ao Salesianos iria ser tão complicado como o foi em Reguengos na semana passada. A diferença física e de argumentos técnicos entre as duas equipas foram por mais evidentes. O Salesianos conta com três jogadores que realmente fazem a diferença em campo, dois deles jogadores altos e que foram demasiado fortes perto do cesto, e o base, muito bom tecnicamente. “O Elvas” conta com muitos jogadores Sub-12, fisicamente menos desenvolvidos e inexperientes no jogo. Tendo pela frente um rival mais forte, os azuis e ouro sentem as normais dificuldades em jogos deste tipo. Logo desde o início o Salesianos marcou diferenças, mostrando uma superioridade que não sofre qualquer contestação. Parcial de 8-31 para os de Évora, uma vantagem que voltou a ser aumentada no segundo período, com o Salesianos a conseguir um parcial de 4-26. Ao intervalo o electrónico assinalava uma diferença de 45 pontos (12-57) para os visitantes e restava a’”O Elvas” tentar melhorar na segunda parte. Acontece que na equipa do Salesianos estão dois jogadores altos e fortes, que quando a bola não entrava no cesto, conquistavam ressaltos ofensivos e acabavam por marcar mais dois pontos. Parcial de 8-26 no terceiro período. Nos últimos dez minutos notou-se um ligeiro relaxamento do Salesianos, mas mesmo assim os visitantes voltaram a ser mais fortes. “O Elvas” tentou de certa forma equilibrar o jogo na parte final mas não conseguiu. Esta é mais uma etapa na aprendizagem da jovem equipa comandada por Rui Dias. Há que continuar a trabalhar.
“O Elvas” volta a jogar em casa na próxima jornada. O adversário é o Eléctrico, jogo marcado para quarta feira dia 1 de Dezembro, às 15 horas, no Pavilhão Municipal de Elvas.
sábado, 19/11/2016
Campeonato Regional de Sub-18 Masculinos | 7ª jornada
“O Elvas” CAD – 77
Atlético SC/BVRM – 101
Vitória justa do Atlético em jogo menos conseguido d’”O Elvas”
Num jogo em que a equipa d’”O Elvas” não esteve bem, o Atlético aproveitou os erros defensivos dos da casa para vencer de forma justa. Pelo meio fica, mais uma vez, uma arbitragem com critérios diferentes quando defendia uma e outra equipa. Aos da casa qualquer contacto era assinalado, enquanto aos visitantes o critério era bem mais largo. Sendo assim não estranhou que os jogadores d’”O Elvas” ficassem carregados com faltas logo no primeiro período, em especial os jogadores mais altos, o que condicionou defensivamente os azuis e ouro. Disso se aproveitou e bem o Atlético, pois conseguiu petróleo da desorganização defensiva, e de algum desnorte dos da casa com as sucessivas faltas assinaladas pela equipa de arbitragem. Foram muitos os ressaltos ofensivos conquistados pelo Atlético, tendo segundas e terceiras opções de marcar e dessa forma aumentar a diferença. Parcial inicial de 13-30 que complicava e de que maneira a possibilidade d’”O Elvas” conseguir a vitória. No segundo período o jogo foi mais equilibrado, com os elvenses a estarem melhor no ataque e a conseguirem defender com mais acerto, mas mesmo assim sem atingirem o nível esperado. Parcial de 20-25 para uma vantagem dos de Reguengos de Monsaraz ao intervalo de 22 pontos (33-55).
O técnico Tiago Oliveira tratou de tranquilizar a equipa para tentar dar a volta ao jogo, mas não foi possível, já que no terceiro período os visitantes voltaram a marcar diferenças que acabariam por ser impossíveis de recuperar. O Atlético foi mais forte, mais organizado e efectivo no ataque, conseguindo um parcial de 16-29 para arrumar com a questão do vencedor. No último período “O Elvas” teve o seu melhor momento no jogo. Colocou muita intensidade no jogo, aproveitou o ritmo mais baixo dos visitantes pela larga vantagem, e reduziu a diferença no marcador. A equipa soltou-se mas já era tarde para poder dar a volta aos acontecimentos. Parcial de 28-17 para os da casa, que serviu para terminar a partida com melhores sensações. Vitória justa do Atlético por números claros, num jogo menos conseguido d’”O Elvas”, mas que foi condicionado pelas muitas faltas assinaladas, em especial na primeira parte. Os árbitros não se devem valer do apito para poderem fazer e dizer o que querem, como aconteceu nas duas técnicas assinaladas aos azuis e ouro.
Na próxima jornada “O Elvas” volta a jogar em casa, com a recepção ao André Resende. O jogo está marcado para o próximo sábado dia 26 às 15 horas no Pavilhão Municipal de Elvas.