Dois detidos e quase dez milhões de cigarros apreendidos é o resultado de uma operação, que terminou na zona de Elvas, da qual resultou a apreensão de um contentor de tabaco, uma viatura ligeira e cinco telemóveis.
Os dois homens, de 59 e 68 anos de idade, foram detidos pela Polícia Judiciária no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (DIAP de Lisboa) por crime de contrabando qualificado.
No contentor estavam 9.880.000 de cigarros das marcas Maywand e Mohawk. O valor do prejuízo ao Estado correspondente ao imposto que não seria cobrado é estimado em cerca de 1 milhão e 800 mil euros.
A operação contou com a colaboração da Brigada de Trânsito da GNR de Estremoz. As investigações prosseguem com vista à recolha de prova complementar relativa aos autores do crime.
Esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa também informou que a Brigada de Trânsito da GNR de Estremoz interceptou, na segunda-feira, um camião com destino a Espanha, que transportava 988 caixas de tabaco num contentor.
O contentor saiu da alfândega de Lisboa, dissimulado com documentação falsa, designando a mercadoria como peças de automóveis. Na altura foram detidas duas pessoas suspeitas, que faziam parte de uma organização internacional e as quais lesaram o Estado em perto de dois milhões de euros.