Monforte foi um dos seis municípios escolhidos para integrar um projecto piloto lançado pela Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasceu da parceria entre o sector social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) e o sector da saúde (Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e que é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do “Programa abem – Rede Solidária do Medicamento”.
Este programa tem por objectivo garantir o acesso ao medicamento por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.
O “abem” resulta de várias parcerias instituídas com entidades a nível local, designadamente autarquias, IPSS’s e outras instituições com intervenção na área social e que tornaram possível constituir um fundo solidário que irá permitir a esses cidadãos carenciados, referenciados pelas entidades locais, o acesso a toda a terapêutica comparticipada que lhes for prescrita. Para tal, basta apresentar na farmácia o “Cartão abem”.
O Município de Monforte surge, pois, como uma entidade que irá contribuir para o desenvolvimento do programa, concretamente através da disponibilização da sua capacidade agregadora, de envolvimento e de dinamização da sociedade civil e do tecido empresarial para a prossecução dos objetivos do “abem”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Classe de guitarra da Gota d’Arte atuou no “Mercado de Natal”

A classe de guitarra da associação Gota d’Arte, sob a direção do professor Paulo Carrilho,…