A Câmara Municipal de Monforte entregou os manuais escolares aos alunos beneficiários de apoios sociais do 1º e 2º escalões do abono de família.
No acto participaram o presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, e a vereadora da Educação, Mariana Mota, acompanhados pela responsável do Serviço de Educação e Gestão do Parque Escolar, Vera Pegacha, que visitaram os estabelecimentos escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico das quatro freguesias do concelho.
Este ano, para além do executivo ter contemplado as crianças do 2º Escalão, decidiu adquirir também os livros de fichas/exercícios que o Estado entende não incluir no “pacote” oferecido aos alunos do 1º ano.
Gonçalo Lagem interpreta essa decisão como “um acto que poderá acentuar desigualdades sociais que importa suprimir de uma vez por todas. Custa-me imaginar que crianças auxiliadas nestas condições e que pertençam a agregados familiares que não possam comprar os manuais das fichas estejam sentadas ao lado de colegas que levam os seus para a escola”.
“Se, por um lado”, desabafou entretanto o autarca, “me sinto feliz pela possibilidade que o meu Executivo tem para poder continuar a cumprir estes compromissos, por outro, lastimo que, comparativamente com a realidade vivida noutros países mais desenvolvidos, o número de crianças abrangidas por estas medidas em Portugal seja ainda elevadíssimo. O desejável seria que todas as crianças não precisassem deste género de ajudas ou, então, e já que tanto se apregoa o ensino público gratuito, que fosse o Estado a fornecer materiais escolares de primeira necessidade”, concluiu o autarca.