A terceira edição do Convívio Nocturno – Verão Desportivo, uma prova desportiva promovida pela Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, nas duas últimas semanas juntou cerca de 40 crianças, de ambos os sexos, no campo Pedro Barrena do Estádio Municipal de Elvas.

A iniciativa, que visa aproveitar as férias desportivas, escolares e os equipamentos desportivos existentes no concelho, foi direccionada para os petizes que nasceram em 2005, 2006 e 2007.
As crianças corresponderam “de forma massiva ao evento em causa dando um colorido e uma agitação inusual à zona desportiva no mês de Agosto, à qual contribuíram também pais, familiares e amigos.
“O significativo número de jovens jogadores permitiu criar, em todos os dias do evento, três equipas, realizando-se, desta forma, três jogos por noite, onde o que menos importava era o resultado, ainda que, como é natural, todos se esforçassem pelo melhor desempenho possível”, referiu fonte da Junta de Freguesia.
A organização das equipas foi sempre distinta e, em tudo, similar aos habituais jogos de rua, onde os “atletas” são escolhidos no momento e em função daqueles que estão presentes.
Esta solução permitiu, não só um maior equilíbrio nas equipas mas, fundamentalmente, a saída da zona de conforto de cada criança, uma vez que todas elas jogaram e conviveram com outras de idade diferente, com quem habitualmente não se relacionam, criando-se e fortalecendo laços de amizade e companheirismo.
Para a organização da iniciativa fez parte um núcleo de colaboração composto por Adolfo Soares, Luís Barradas, José Carlos Gonçalves e Xavier Camoesas.
No último dia do III Convívio Nocturno todas as crianças envolvidas receberam, das mãos dos responsáveis da Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, uma t-shirt alusiva ao evento.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Beijar a Imagem do Menino Jesus

Beija a Imagem do Menino e pede Amor, muito Amor, para beijares essas imagens vivas, que v…