ARTIGO DE OPINIÃO
Por João Tatá dos Anjos, Chefe de Representação Interino da Comissão Europeia em Portugal

Ao longo do nosso caminho iniciamos ciclos e encerramos outros. A Representação da Comissão Europeia em Portugal inicia agora uma nova etapa com a nomeação da nova Chefe de Representação. Com um percurso invejável, Sofia Colares Alves foi a selecionada para ocupar este cargo tão importante na ligação entre a Comissão Europeia e os cidadãos portugueses. Um papel que tive o privilégio de desempenhar de forma interina durante o período necessário para o processo de seleção. Foram sete meses que guardarei com muito carinho no meu coração e memória e em que espero ter contribuído para um melhor entendimento e participação dos cidadãos portugueses nas políticas europeias.
Vivemos tempos conturbados na União Europeia e é essencial criar cada vez mais oportunidades de participação dos cidadãos nas políticas europeias. As várias crises que vivemos só podem ser ultrapassadas se todos nós, os 500 milhões de europeus, conseguirmos continuar a construir, juntos, uma União forte, solidária e próspera.
Sofia Colares Alves conta com uma experiência de mais de vinte anos no domínio dos assuntos europeus e internacionais. Advogada experiente, entrou na Comissão Europeia em 2003 e exerceu funções primordialmente no Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias, na Direção-Geral de Concorrência e no gabinete do Vice presidente Joaquín Almunia. Em maio de 2015, foi destacada para a Autoridade da Concorrência Portuguesa, em Lisboa, na qualidade de chefe de gabinete incumbida de prestar aconselhamento ao respetivo Conselho.
A Comissão Europeia tem Representações nos 28 Estados-Membros que têm como objetivo manter a comunicação aberta entre Bruxelas e cada país e informar e envolver as entidades nacionais e o público nas políticas europeias. Os Chefes de Representações têm, assim, um papel primordial e são escolhidos pelo Presidente Jean Claude Juncker. Eles são o rosto, olhos e ouvidos da Comissão Europeia em cada Estado-Membro.
Convicto de que a Sofia cumprirá lidimamente esta função, é com prazer que a recebemos na nossa equipa. Da minha parte, continuarei a desempenhar funções de comunicação na Representação portuguesa e, juntos, continuaremos a trabalhar no sentido de aproximar cada vez mais as instituições europeias dos portugueses e de aproximar os portugueses das grandes decisões políticas que os envolvem. Continuaremos a trabalhar pela prosperidade e solidariedade da Europa e pela melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Presidenciais/Campo Maior: André Ventura vence com 34,08%

André Ventura ganhou, no concelho de Campo Maior, as eleições presidenciais deste domingo,…