A cidade de Elvas, com 39.7 graus centígrados, registou a meio da tarde de hoje, 28 de Junho, a temperatura mais elevada do ano em Portugal.

De acordo com dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao princípio da tarde cerca de 70 por cento do território continental estava com temperaturas acima dos 30 graus centígrados.
“Em 68 das 92 estações meteorológicas espalhadas pelo país as temperaturas ao princípio da tarde estavam acima dos 30 graus. Tem de se esperar pela recolha e tratamento de todos os dados para saber se 28 de junho foi o dia mais quente do ano, mas se não foi andará seguramente perto”, disse fonte do IPMA.
Acrescentou que às 16 horas havia no território nacional três estações com temperaturas superiores a 39 graus centígrados: Elvas (39,7º), Évora (39,4º) e Portel (39,2º).
“Estas temperaturas estão relacionadas com uma depressão na zona do estreito de Gibraltar (sul da península Ibérica) que traz na sua circulação um ar mais quente e instável do norte de África”, adiantou a fonte, esclarecendo que na região interior central e sul do continente (Alto Alentejo e Alentejo) há condições “para a ocorrência de trovoadas e aguaceiros dispersos”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

PSP entrega cabazes solidários a idosos em Portalegre

A Polícia de Segurança Pública (PSP), através dos polícias do Modelo Integrado do Policiam…