A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), em parceria com a NERPOR-AE, realizou hoje, dia 16 de Junho, uma sessão de trabalho sobre Capitalização e Financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME).

A iniciativa teve como principal objectivo apoiar empresas viáveis com dificuldades no acesso ao financiamento, por capitais próprios ou alheios, através de um conjunto de instrumentos financeiros destinados a promover a capitalização e o financiamento das empresas. O apoio incide em intermediários financeiros a operar no mercado nacional, num montante total que se estima em cerca de 1.500 milhões de euros.
Durante a sessão, a IFD apresentou os instrumentos financeiros, que já lançou, nomeadamente a Linha de Crédito com Garantia Mútua (IFD 2016 – 2020), a Linha de Financiamento a Entidades Veículo de Business Angels, a Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, bem como, a Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível, a qual irá lançar durante o ano de 2016, logo que obtenha autorização oficial para o efeito.
De todas as medidas e linhas já anunciadas e divulgadas pelo Governo para a recapitalização e reestruturação das empresas, destaca-se a Linha de Financiamento de Capital Reversível, como sendo “a mais inovadora e que poderá ter maior impacto no tecido empresarial”, sublinhou a organização.
“Considerando o actual enquadramento económico e tratando-se de um tema de especial relevância para as empresas, que poderá ter efeitos significativos no tecido empresarial, consideramos muito útil e importante realizar este evento”, acrescentou.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: Helicóptero do INEM acionado após colisão na EN371

Um acidente rodoviário que envolveu duas viaturas de mercadorias ocorreu na tarde desta te…