A exposição “Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes”, conjunta entre o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) e Museu do Design e da Moda (MUDE), foi inaugurada quinta-feira, dia 9 de Junho, na Sala do Risco – Pátio da Galé, em Lisboa.

No acto marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, bem como o coleccionador António Cachola e a directora do MUDE, Bárbara Coutinho, entre outras individualidades, artistas e galeristas.
A mostra realiza-se em dois pólos: Elvas e Lisboa, numa parceria entre os dois núcleos museológicos e que coloca em diálogo as geografias e colecções dos dois museus para sublinhar afinidades, sobreposições ou correlações que desafiam as fronteiras entre o design e as artes. 
A exposição, que tem como curadora Bárbara Coutinho, directora do MUDE, tem patente os diferentes aspectos da relação entre o design e as artes, estabelecendo diálogos entre disciplinas, geografias, museus e colecções – Colecção Francisco Capelo em depósito no MUDE e Colecção António Cachola no MACE. Em Lisboa a exposição vai ser inaugurada a 9 de Junho na Sala do Risco – Pátio da Galé.
A abordagem desta mostra é conjunta, sendo que no MACE a exposição privilegia obras que traduzem a influência da tradição pictórica e o trabalho realizado sobre a representação bidimensional, enquanto que na capital dar-se-á destaque às peças que reflectem sobre o objecto, o espaço e a arquitectura. As duas apresentações reúnem mais de 125 obras de 100 autores de diferentes gerações e percursos, portugueses e estrangeiros, colocados lado a lado para estimular a descoberta de pontos de contacto entre arte e design.
A evolução das artes e do design é marcada por intersecções constantes, em especial durante o século passado, do Construtivismo Russo ao Abstracionismo Lírico, da Pop Art ao Pós-Modernismo. Se muitos são os artistas cujas propostas invadem o universo do design, encontramos frequentemente nas peças de design referências várias ao universo das artes visuais. Actualmente, as zonas de fronteira encontram-se ainda mais diluídas, dada a evolução das duas disciplinas.
“Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes” resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Elvas, assinalando aquela que será a primeira exposição da programação “MUDE FORA DE PORTAS”, dado que o Museu da capital vai estar encerrado para obras de reabilitação até Setembro de 2017 e  o MACE celebra 10 anos em Julho de 2017.
A mostra vai ficar patente ao público até 25 de Setembro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, podendo ser visitada à terça das 14 às 18 horas e de quarta a domingo das 11 às 18 horas. No Pátio da Galé pode ser visitada até 15 de Setembro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Município de Monforte reforça apoio aos Bombeiros Voluntários com protocolo de 100 mil euros

O Presidente do Município de Monforte, Miguel Rasquinho, recebeu no seu gabinete, no passa…