A Associação Portuguesa de Apoio e Intervenção Neurológica (APARSIN), sediada em Elvas, promoveu durante a tarde de hoje diversas actividades com vista a sensibilizar as pessoas para a doença de Parkinson.
A iniciativa, intitulada “A Arte de Viver o Parkinson”, que decorreu no Museu de Arte Contemporânea (MACE), visou sobretudo despertar todos o presentes para esta doença, que afecta, em todo o mundo cerca de seis milhões de pessoas. Em Portugal as estimativas apontam para a existência de 20 mil portadores da doença, embora não existam dados concretos.
Após a recepção dos participantes, seguiu-se a apresentação de uma exposição de estátuas vivas, pela Associação Juvenil “Arkus”, acompanhada por momentos musicais em colaboração com a Academia de Música de Elvas.
O evento prosseguiu, com a palestra “Olhar o Parkinson T(r)emor)”, onde foram abordados os temas, causas, sinais e ainda os sintomas desta doença. Falaram sobre a doença diversos profissionais de saúde especializados na área e ainda com o um doente que apresentou os seu testemunho em relação ao Parkinson.
A última actividade da tarde foi um workshop de “Dançaterapia na Doença de Parkinson”, técnica que ajuda a atrasar o aumento dos sintomas.