O actor e realizador Nicolau Breyner, uma das grandes figuras da televisão portuguesa, morreu na sua casa esta segunda-feira, 14 de Março.
João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu a 30 de julho de 1940, em Serpa. Depois de uma infância passada no Alentejo, mudou-se para Lisboa, onde começou por estudar canto na Juventude Musical Portuguesa. Completou o ensino secundário no Liceu Camões, ingressando depois na Faculdade de Direito de Lisboa, com a ambição de se tornar diplomata. Mas a passagem por Direito durou pouco, acabando por abandonar o curso.
O jovem Nicolau Breyner inscreveu-se depois no Conservatório Nacional, primeiro no curso de canto e depois no de teatro.
Criou o seu primeiro programa de televisão depois do 25 de Abril, Nicolau no País das Maravilhas. Foi para este que foi concebida a famosa rábula do “senhor feliz e senhor contente”, onde se estreou o jovem Herman José.
Protagonizou “Nico d'Obra”, “Sr. Feliz e Sr. Contente”, “Nicolau no País das Maravilhas”, “Vila Faia”. Nos últimos anos, entrou nas novelas como “Flor do Mar”, “O Beijo do Escorpião” e “Jardins Proibidos”. Neste momento, integrava o elenco da próxima ficção da TVI, “A Impostora”.
Foto: Orlando Almeida/Global Notícias