A Feira Taurina de Olivença teve início sexta-feira, dia 4 de Março, este ano sob o lema: “Olivenza… nada es imposible”.
Abriu o ciclo com uma novilhada com picadores, onde foram lidados novilhos da ganadaria de El Freixo, propriedade do toureiro espanhol Julian López “El Juli”; uma novilhada onde o mexicano Leo Valadez cortou a única orelha da tarde e onde participaram também o peruano Joaquim Galdós, que foi aplaudido; e o espanhol David Bolsico, extremenho e aluno da Escola Taurina de Badajoz que debutava com picadores e foi aplaudido.
De salientar que da quadrilha de David faz parte o jovem picador português João Maria Blanco (na foto), praticamente um dos únicos picadores portugueses e um dos mais jovens do mundo.

Sábado outra novilhada matinal, onde foram lidados novilhos também de outro toureiro, Alejandro Talavante. O toureiro oliventino Ginés Marin foi o grande triunfador, cortando um total de três orelhas e saindo pela porta grande, o português João Silva “El Juanito” debutava também nesta novilhada com picadores, infelizmente não teve sorte no lote que sorteou e pouca ou nenhuma matéria-prima teve para bordar o seu toureio.
Completava o cartel o sevilhano Alfonso Cadaval que cortou uma orelha e também debutava com picadores. Alfonso é filho de César Cadaval famoso cómico espanhol da dupla “Los Morancos”.
Sábado pela tarde teve lugar a primeira grande corrida de toiros. Foi lidado um bom curro da ganadaria de Garcigrande, nesta corrida reaparecia Miguel Angel Perera, depois da grave colhida que sofreu, em Setembro da temporada passada, em Salamanca. Mostrou que está recuperado e pronto para os triunfos, cortou uma orelha no primeiro que lidou. O grande triunfador foi Alejandro Talavante que cortou um total de três orelhas, duas no primeiro e saiu pela porta grande; Talavante salvou a vida de milagre no segundo toiro, que o levantou de forma feia pela zona do coração. Diego Urdiales que debutava em Olivença deixou grande ambiente e cortou uma orelha no seu primeiro.

Domingo de manhã novamente uma grande corrida também ela internacional, com jovens toureiros de Espanha, México e Perú.
Lidaram-se toiros de excelente jogo da ganadaria de Nuñez del Cuvillo, dois deles premiados com volta. Todos os toureiros saíram em ombros, com destaque para o Peruano Roca Rey, que cortou duas orelhas e rabo no seu primeiro. José Garrido, o toureiro de Badajoz cortou duas orelhas no seu primeiro e uma no segundo. O mexicano Joselito Adame cortou também três orelhas, uma no primeiro e duas no segundo.

A feira terminou com a corrida de domingo à tarde onde foi lidado um curro de toiros da ganadaria de Zalduendo de escasso jogo. Alberto Lopez Simon sorteou o lote mais potável e cortou uma orelha em cada, saindo assim pela porta grande. O maestro Enrique Ponde pouco pôde fazer no primeiro que lidou e perdeu o troféu no segundo por causa da espada. José Mari Manzanares que completava o cartel também não teve matéria para desenvolver o seu toureio.

Texto: Herlander Coutinho
Fotos: FIT

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Elvas: Caixa Multibanco será retirada definitivamente da Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova

A Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova informou, através de uma publicação na …