A amizade entre cinco mulheres foi o mote para o filme “Jogo de Damas”, realizado por Patrícia Sequeira, que foi exibido na tarde de domingo, dia 6, no Auditório São Mateus, em Elvas.
Nesta sessão especial esteve a realizadora, que explicou o processo que levou à realização do filme, nomeadamente a “liberdade que foi dada às actrizes” a nível criativo.
Fátima Belo, uma das protagonistas, salientou “a responsabilidade que esta liberdade de acção” deu ao grupo nas cenas e nas ideias para o argumento, enquanto Filipa Leal, a argumentista, a quem coube colocar no papel as falas e a elaboração do guião do filme, explicou que se trata de “uma selecção de ideias” e, neste caso, dos diálogos criados pelas próprias actrizes.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, agradeceu a todos quantos estiveram presentes, referindo que “a Autarquia tem vindo a apoiar a cultura e está de portas abertas a projectos deste género”. “Não foi por acaso que escolhemos o cinema. Ainda recentemente tivemos aqui o Ciclo de Cinema de Guerra”, disse, acrescentando que a projecção do filme “Jogo de Damas” foi “uma forma de homenagear o papel que a mulher desempenha na sociedade”.
Após estas intervenções seguiu-se a exibição da película, que gira em torno da morte, do luto e da amizade.
No espaço temporal de uma noite, as cinco mulheres recordam a longa amizade que as une, falam sobre a vida e a morte e revelam alguns dos seus segredos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Elvas: Caixa Multibanco será retirada definitivamente da Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova

A Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova informou, através de uma publicação na …