A freguesia de Santa Eulália vai tentar inscrever no Livro de Recordes do Guiness a confeção do maior revolto de espargos, no âmbito do I Festival do Espargo, integrado no programa do 3º aniversário da Universidade Popular desta localidade.
A iniciativa está prevista para o próximo dia 27 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos, sendo que o I Festival do Espargo vai contar com tasquinhas onde se poderá escolher entre sopas, pastéis e tortas de espargos, a partir das 14 horas, e terá animação musical com os artistas Hélio Carlos, Eurico Semião, Manuel Carreiras, Ricardo Ventura, Olinda Moriano, Raquel Guerra, Grupo de Cantares de Santa Eulália e Kim Barreiros.
A tentativa de entrar no livros dos recordes acontece a partir das 17 horas e estão todos convidados a participar neste registo. As entradas são gratuitas, estando o espaço de portas abertas entre as 14 e as 20 horas.
O espargo faz parte da gastronomia do concelho de Elvas, sendo um ingrediente bastante apreciado pelos elvenses e que floresce em abundância na freguesia de Santa Eulália, sendo objetivo da organização promover este alimento como uma das “bandeiras gastronómicas” desta localidade rural.
Trata-se de uma organização da Junta de Freguesia local e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.
Após, em 2011, Elvas ter inscrito no Livro dos Recordes o seu primeiro record, com 3143 pessoas a degustar o bacalhau dourado, o concelho pode ter oportunidade de inscrever mais um recorde neste documento.