A Polícia de Segurança Pública levou a cabo a Operação Mercúrio, nos dias 19 e 20 de Fevereiro, uma acção dirigida com particular ênfase à fiscalização da actividade de segurança privada em estabelecimentos comerciais e estabelecimentos de restauração e bebidas com espaços de dança.
A força de segurança inspecionou empresas detentoras de alvará e licença/autorização, quer de formação, quer de consultoria. A PSP verificou ainda os ilícitos criminais tendencialmente verificados nesta área, nomeadamente a posse ilegal de armas e as irregularidades quanto à posse dos cartões de vigilante emitidos pela PSP/MAI.
A Operação Mercúrio em números
Agentes, Chefes e Oficiais empenhados: 593;
Meios materiais/viaturas: 210;
Número de operações /fiscalizações: 411 (destacamos 132 a estabelecimentos de restauração e bebidas e 143 a superfícies comerciais);
Detenções: 18 (destacamos 7 por mandado de detenção e 1 por tráfico de estupefacientes e 1 por desobediência);
Apreensões: 22 armas.
71 Infrações detetadas
Incumprimento de horários: 2;
Livro de Reclamações: 3;
Falta de Licença de Utilização: 1;
Venda de álcool a menores de 16 anos: 1;
Não ter cartão visível: 6;
Falta de sistema vídeo para controlo de entradas e saídas: 6;
Uso de insígnias/uniforme não autorizado: 3;
Falta de vigilante no controlo de acesso: 1.