O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, apresentou o Plano de Investimentos e Infraestruturas Ferroviárias 2020, que prevê aumentar duas vezes e meia a capacidade dos comboios de mercadorias que partem de Sines para a fronteira de Caia, refere o semanário Expresso.
Assim sendo, está previsto um investimento total, para o corredor ferroviário internacional sul, que liga Sines ao Caia, de 626,1 milhões de euros, e que vão possibilitar um aumento da capacidade diária nesta linha, dos actuais 36 comboios de 400 metros de comprimento para 51 comboios diários de 750 metros de comprimento, avança o periódico.
Com a conclusão dos trabalhos, de acordo com o governante, o custo do transporte ferroviário de mercadorias, com comboios de 750 metros de comprimento, diminui em cerca de 15% e poderá ser superior, no caso da linha Sines-Caia, onde poderá chegar aos 35%, prevendo-se ainda uma redução do tempo de viagem entre Sines e a fronteira, de menos 1h30.
Os investimentos a realizar passam por linhas novas, modernização das já existentes e electrificação de linhas, prevendo-se que todas estas intervenções estejam concluídas no primeiro trimestre de 2021.