A empresa francesa Mecachrome Aeronáutica e o Estado Português assinaram esta tarde, no Palácio D. Manuel, o contrato de investimento que apoiará a instalação de uma unidade fabril desta empresa aeronáutica em Évora, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro- ministro, António Costa.
“Trata-se de um importante projecto de investimento que terá um forte contributo para o desenvolvimento do ‘cluster’ aeronáutico português, bem como para a projecção da competitividade de Portugal como localização para acolher investimento estrangeiro desta dimensão e complexidade, em sectores de alta tecnologia”, afirmou o PM.
O presidente da CM Évora, Carlos Pinto de Sá, considera a instalação de uma nova unidade fabril no concelho como um novo fôlego para o desenvolvimento económico de toda a região: “A criação de cerca de três centenas de postos de trabalho, a grande maioria dele qualificado, terá um impacto muito grande no concelho, contribuindo também, decisivamente, para a fixação da população jovem. Fica ainda visível que Évora e o Alentejo têm potencialidades e capacidade para pôr em marcha um processo de desenvolvimento desde que possa contar com a colaboração do poder central”.
A Mecachrome é um grupo especializado na produção de peças de alta precisão para os sectores aeronáutico, espacial, automóvel e da energia, com 14 fábricas em cinco países e um volume de negócios anual superior a 300 milhões de euros. Em Portugal o grupo prevê criar 300 postos de trabalho
Antes da cerimónia de assinatura, o Primeiro-Ministro e restante comitiva visitaram as instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora – Polo Tecnológico Aeronáutica e a Embraer.
Foto: d.r. | CM Évora