Lisboa, Évora e Porto vão homenagear Manuel Ferreira Patrício, professor catedrático jubilado e antigo reitor da Universidade de Évora. O “Simpósio de Homenagem a Manuel Ferreira Patrício” realiza nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, decorrendo os trabalhos do primeiro dia na Universidade de Évora, os do segundo dia no Palácio da Independência, em Lisboa, e os do terceiro dia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Ferreira Patrício, presidente e mentor da Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e da direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, sendo uma das figuras de referência pensamento português contemporâneo.

“Manuel Ferreira Patrício, ao longo de uma vida de reflexão, de estudo e de intensa acção cultural e educativa, afirmou-se como uma figura de invulgar relevo no panorama da meditação sobre a formação do homem, que denominou antropagogia, bem como da hermenêutica do pensamento português contemporâneo, como exemplarmente o documentam os seus estudos de referência sobre Leonardo Coimbra, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e António Sérgio, bem como a sua assídua participação em congressos, colóquios, seminários e provas académicas”, refere a nota introdutória dos organizadores da iniciativa.

Manuel Ferreira Patrício (n. Montargil, Ponte de Sor, 23 de Setembro de 1938), professor catedrático jubilado da Universidade de Évora e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto (2013)

Frequentou o Curso do Magistério Primário (Évora, 1957-1959) e licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1974. Foi professor do Ensino Primário (1959-1967) e do Ensino Liceal (1967-1984). Doutorou-se em Ciências da Educação, com especialidade em Filosofia da Educação em 1984 pela Universidade de Évora.

Ao longo da sua carreira de Professor Universitário acompanhou dezenas de gerações de estudantes de vários níveis de ensino e áreas do saber. Foi particularmente intensa a actividade de concepção, organização e leccionação que desenvolveu no âmbito das Licenciaturas em Ensino, criadas em 1978 na Universidade de Évora. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Homem encarcerado num despiste em Montargil

O condutor de um automóvel teve que ser desencarcerado, após um violento acidente na Estra…