O Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, solicitou uma audiência com o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para reforçar a necessidade de se concretizar, o mais breve possível, a construção do novo Hospital Central de Évora. Em comunicado, a autarquia refere que Pinto de Sá pretende chamar a atenção para a “urgência da construção” de uma nova unidade hospitalar, que servirá as populações do Alentejo.
Sendo considerado há muito uma prioridade para a região, o novo Hospital Central de Évora já esteve projectado, tendo sido reavaliado pelo anterior Governo que não procedeu à concretização do mesmo, cuja conclusão esteve agendada para 2014. Na altura, foi previsto um investimento na ordem dos 94 milhões de euros, para uma unidade que iria ter uma capacidade de 351 camas, extensível a 440.
A área de influência de primeira linha do novo hospital abrangerá 150 mil pessoas, dos 14 concelhos do distrito de Évora, enquanto, numa segunda linha, serão servidas 440 mil pessoas dos restantes 33 concelhos do Alentejo (Portalegre, Beja e Alentejo Litoral).
A nota de imprensa da autarquia refere ainda que o deputado (PCP) eleito pelo círculo de Évora, João Oliveira, entregou no Parlamento, um projecto de resolução que propõe a construção do novo hospital.