O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, acredita que “agora, mais do que no passado recente, há melhores condições” para o Hospital de Santa Luzia “obter, do Ministério da Saúde, a classificação e o enquadramento funcional” que as populações da região “anseiam com toda a justiça.
O autarca entende, no entanto, que “este problema deve envolver nove concelhos (Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte, Sousel, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal)”, pelo que, “proximamente”, vai “sugerir uma reunião conjunta com os responsáveis municipais da região para acertar a estratégia comum”.
Ainda sobre este assunto, Nuno Mocinha reafirma aos trabalhadores e utentes do Hospital de Santa Luzia a “necessidade de todos se encontrarem atentos e unidos, mas confiantes”.
Recorde-se que, nos últimos anos, o Hospital de Santa Luzia tem tido a classificação de Serviço de Urgência Básica (SUB), se bem que funcione como se tratasse de uma Urgência Médico-Cirúrgica. A sucessão de governos não permitiu que ficasse definida a classificação de Urgência Médico-Cirúrgica, que assegura, entre outros serviços, os internamentos e as cirurgias.
Quase há dois meses, o presidente da Câmara Municipal de Elvas concedeu uma entrevista, difundida em 14 e 19 de Outubro, onde afirmou que uma das suas deslocações seguintes a Lisboa seria à sede nacional do Partido Socialista, para relembrar que o PS, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista e o Partido Ecologista “Os Verdes” se tinham mostrado, em Fevereiro deste ano, na Assembleia da República, a favor do Hospital de Santa Luzia ser classificado como Urgência Médico-Cirúrgica.
Em comunicado, a Autarquia elvense refere que esta preocupação de Nuno Mocinha em encontrar uma solução para este problema “ganha agora contornos mais fortes, quando aqueles mesmos quatro partidos formam uma maioria parlamentar, na Assembleia da República, sendo de acreditar que se mantêm favoráveis à reclassificação do hospital”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

CGTP realizou manifestações e concentrações em vários pontos do país

A acção de luta nacional da CGTP foi anunciada no final de Agosto pela intersindical e ont…