O Fabrico de Chocalhos exibe, desde hoje, 1 de Dezembro, o título de Património da Humanidade. A decisão foi tomada na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco, a decorrer em Windhoek, na Namíbia.

A candidatura, liderada pela Turismo do Alentejo / Ribatejo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas, visou alcançar o reconhecimento universal de uma arte identitária da região, mas também a sua valorização e salvaguarda.

 Recorde-se que é no Alentejo que o Fabrico de Chocalhos – uma arte iniciada há mais de dois mil anos na região – tem a maior expressão a nível nacional, uma vez que abrange três municípios, ou seja Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, mais concretamente a freguesia de Alcáçovas.

Destaque-se que, depois do título de Património da Humanidade atribuído ao Cante Alentejano em 2014, este é o segundo ano consecutivo que o Alentejo vê um bem identitário do território reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Natação: Atletas do CEN representaram Elvas no Campeonato Nacional de Infantis

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve representado no Campeonato Nacional de Infantis, u…