O governo espanhol vai manter no nível 4 o alerta contra o terrorismo, na sequência da decisão de hoje da Comissão de Avaliação de Ameaça Terrorista. Depois dos atentados de Paris (127 mortos e 180 feridos), as autoridades espanholas admitiram subir o alerta para o nível máximo, o que significaria integrar as forças militares nas operações de vigilância e segurança.

O nível 5 envolve a mobilização das forças armadas em missões de segurança, o que só se registou após os atentados de 11 de Março, quando os militares foram envolvidos na protecção a infra-estruturas consideradas fundamentais, caso da alta velocidade ferroviária.

Em Paris, na noite de sexta-feira, sete atentados terroristas provocaram pelo menos 127 mortos, balanço oficial mas ainda provisório. François Hollande declarou o estado de emergência e o encerramento de fronteiras. Em Paris, a circulação do metro está condicionada.

Em editorial, o Libération fala de uma “barbárie terrorista atingiu uma etapa histórica”, com “um massacre coordenado no coração de Paris, executado com uma determinação fria, com o objectivo de multiplicar as vítimas”

Na lista de vítimas mortais da sangrenta noite de sexta-feira em Paris, com atentados em sete locais diferentes, consta um português. Segundo o Expresso, Manuel Dias, 63 anos, trabalhava no sector de transportes ligados ao turismo e encontrava-se nas imediações do Stade de France.

A polícia francesa informou que os responsáveis pelos atentados – oito terroristas com coletes de explosivos, sete dos quais suicidas – estão todos mortos.

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo atentados e ameaça novos ataques em solo francês como retaliação contra as políticas do governo de Paris.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Mordomo” é um thriller policial escrito por uma autora de luxo e é a proposta de leitura de Tânia Morais Rico

"O Mordomo", de Abby Corson como o título logo nos indica, é uma história que nos retrata …