O comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana (GNR), general Botelho Miguel, foi recebido na Câmara Municipal de Elvas, na passada quinta-feira, dia 5 de Novembro.
A comitiva foi recebida por Nuno Mocinha, presidente da Autarquia, e dela também faziam parte o comandante Territorial de Portalegre da GNR, coronel Joaquim Nunes, e o comandante do Destacamento Territorial de Elvas, capitão Cláudio Godinho.
A operacionalidade da GNR no concelho de Elvas foi o tema dominante neste encontro de trabalho, do qual se concluiu que os efectivos são adequados ao concelho, o número de casos de criminalidade não tem aumentado nos últimos anos e os meios humanos e materiais estão ajustados à realidade elvense, com possibilidade de reforços pontuais sempre que alguma situação excepcional o justifique.
O vandalismo, os furtos de metais não preciosos e em terrenos agrícolas, em especial em pivots e olivais, foram os principais problemas referidos, numa realidade em que a propriedade privada e a do Estado, em especial no ex-Centro Educativo de Vila Fernando, são as mais atingidas.
No concelho de Elvas foi considerado que “a criminalidade violenta e grave não tem expressão”, enquanto “a criminalidade geral não tem aumentado”. Quanto ao número de efectivos da GNR foi referido que “aumentou” nos últimos tempos, através do Centro de Coordenação Policial e Aduaneiro (CCPA), na fronteira do Caia.
Por fim, GNR e Câmara Municipal de Elvas acordaram “reforçar a colaboração” mantida entre as duas entidades, tendo havido, por parte da Autarquia, o compromisso, no próximo ano, de concretizar a cedência de uma viatura todo-o-terreno, quatro por quatro, à força de segurança.
Após a reunião, que decorreu no gabinete do presidente da Câmara Municipal, a convite de Nuno Mocinha, a comitiva da GNR visitou o Forte da Graça, cuja obra de recuperação está na fase de conclusão, com inauguração prevista para o final deste mês.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Mordomo” é um thriller policial escrito por uma autora de luxo e é a proposta de leitura de Tânia Morais Rico

"O Mordomo", de Abby Corson como o título logo nos indica, é uma história que nos retrata …