Elvas passa contar com uma nova associação na área da neuroreabilitação, a APARSIN – Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica. Focada nos cuidados de saúde especializados, com intervenção ao nível das doenças degenerativas e lesões cerebrais, a associação foi recentemente constituída na cidade de Elvas.
A Assembleia Geral da nova instituição nacional de neuroreabilitação realizou-se no dia 3 nas instalações da associação sociocultural Gota d'Arte, uma das principais parceiras da APARSIN e onde actualmente apresenta sede provisória.
No decurso da reunião foram aprovados por unanimidade dos sócios-fundadores ambos os pontos da ordem de trabalho, os estatutos e a lista dos primeiros órgãos sociais da APARSIN, com mandato quadriénio até 2018. A Direcção Administrativa é presidida por Raquel Guerra, a Mesa da Assembleia Geral por Victor Carola e o Conselho Fiscal por Carlos Pernas.
A Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica tem na sua génese a abordagem de uma equipa especializada e multidisciplinar focada no diagnóstico terapêutico e planeamento de intervenção centrado na pessoa, através de terapias integradas e adaptadas nas áreas da Psicomotricidade, Fisioterapia, Psicologia e Terapia da fala, com o objectivo de promover a manutenção da sua funcionalidade biopsicossocial, comtemplando na mesma linha de importância o acompanhamento e apoio de quem cuida.
O trabalho no terreno será direccionado principalmente a pacientes portadores de Demências (Alzheimer, Vascular, Frontotemporal, Corpos de Levy, Hunginton), Doença de Parkinson e Acidente Vascular Cerebral – AVC, aos cuidadores, e de forma pertinente ao trabalho de sensibilização e informação junto da comunidade sobre toda a envolvência e complexidade da neurologia e os seus quadros patológicos.
Até final do corrente ano a Associação PARSIN já apresenta definidas algumas das acções, bem como a apresentação das entidades com que desenvolverá parceiras.