Manuel Abecassis, professor catedrático, director do departamento de hematologia do IPO Lisboa e pioneiro no transplante de medula em Portugal, e Julio Garcia Suarez, hematologista do Hospital de Alcalá e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá, participam, nos dias 19 e 20, no Colégio Médico de Badajoz, nas I Jornadas Transfronteiriças de Hematologia.
Organizadas pela Associação Oncológica Extremenha (AOEX), em colaboração com a Associação Oncológica do Alentejo (AOAL), este encontro juntará doentes, familiares, médicos, enfermeiros e outros profissionais do sector da saúde. O primeiro dia será destinado a doentes e o segundo a profissionais. As jornadas são em horário pós-laboral, com início às 18h00 e termo às 21h00.
Integram a comissão de honra destas jornadas, entre outros, o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernandez Vara, o responsável pela pasta da saúde no governo regional, José Blanca,o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso Martinez, o presidente da Administração REgional de Saúde do Alentejo, José Robalo, e o director do serviço de oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora, Rui Dinis.
A AOAL projecta envolver nesta iniciativa toda a equipa dos serviços de oncologia das unidades hospitalares alentejanas, doentes e entidades regionais, no âmbito da saúde, e considera esta iniciativa como o princípio de um ciclo de colaboração com a AOEX.
A AOAL e a AOEX pretendem realizar idênticas jornadas transfronteiriças, sobre outro tema, no âmbito da oncologia, em 2016, em Évora ou Elvas
A AOAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, constituída a 22 de Julho de 2009, por um grupo de sócios fundadores, todos eles ligados à unidade de oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora. Sendo uma estrutura de apoio que conta com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, a AOAL pretende ser uma entidade de referência na região Alentejo na promoção e defesa dos direitos da saúde, da educação e do apoio social ao doente oncológico.
Tem como missão o apoio ao doente oncológico e aos seus familiares, cuidadores, com vista à promoção do seu bem-estar e qualidade de vida.