As carnes processadas, como o bacon, as salsichas, os hambúrgueres e o presunto, estão relacionadas com o cancro, segundo um relatório esta tarde divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo da Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC), órgão da OMS, alerta também para os perigos das carnes vermelhas.

Um grupo de trabalho de 22 especialistas de 10 países aponta o consumo de carne vermelha como provavelmente cancerígeno para os seres humanos. A associação foi observada para o cancro colon-rectal mas também para os casos de cancro no pâncreas e na próstata.

Num grau mais elevado de perigosidade constam, segundo o mesmo estudo, as carnes processadas. Os especialistas concluíram que cada porção de 50 gramas de carne processada consumida diariamente aumenta o risco de câncer colon-rectal em 18%.

«(…) As pessoas que comem mais de 90g (peso cozido) de carne vermelha e/ou processado por dia devem reduzir para a 70g» – Cancer Research UK
 

O estudo agora divulgado pela OMS aponta para um melhor equilíbrio na dieta alimentar, admitindo que as carnes vermelhas têm um valor nutricional a ter em conta. Na definição de carne vermelha cabe vaca, porco, borrego e cabrito. Nas carnes processadas – incluindo processos de salga e fumeiro – estão em causa, entre outros produtos, os hambúrgueres, salsinhas, presunto e enchidos.

A IARC tem por missão coordenar e conduzir a investigação sobre as causas do cancro e desenvolver estratégias científicas para o controlo da doença.

«Não é um bife de vaca que, apesar de dever ser consumido de forma moderada, vai provocar o cancro. Agora, o seu consumo deve manter-se ou ser reduzido para até 500 gramas por semana, o que equivale a quatro ou cinco refeições de carne por semana» – Pedro Graça, director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS (Lusa)

Os resultados do estudo agora divulgado pela OMS realçam a importância da “dieta mediterrânica”, que se traduz no consumo abundante de alimentos de origem vegetal (produtos hortícolas, fruta, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos), além de produtos frescos da região, pouco processados e sazonais. Igualmente importante é o consumo de pescado e de azeite, bem como a moderação no consumo de lacticínios e carnes vermelhas.

Infográficos: d.r. – Cancer Research UK

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Fendas profundas na via na origem do corte da Estrada Nacional 255 entre Borba e Vila Viçosa

A ligação rodoviária entre Borba e a Estrada Nacional 255 (EN255), no distrito de Évora, f…